Dicas Profissionais

HOME OFFICE


O Que é Home Office?
Apesar da tradução literal indicar que o termo Home Office é o escritório em casa, na verdade, ele não se limita apenas a isso.
Os profissionais que atuam por meio desse regime de trabalho podem optar por locais alternativos que não sejam um escritório.
Nesse caso, um Home Officer pode muito bem levar o seu notebook e o smartphone para algum local que permita acesso à internet e assim executar as suas tarefas. Tais lugares podem ser de casa, um café, um hotel, um aeroporto, um parque ou um coworking.
E o Que é Coworking?
O coworking compreende um ambiente de escritório que reúne profissionais sem vínculos e que atuam remotamente, entenda como um escritório compartilhado.
Você aluga um espaço para exercer as suas atividades e até, quem sabe, ampliar os seus contatos profissionais. Coworkings costumam cobrar seus clientes por horas, diárias ou mensalidades.
Por Que o Trabalho Home Office?
Algumas empresas incentivam os seus funcionários a trabalharem no modo Home Office destacam que, além de economizar com transporte, alimentação e infraestrutura, também notam o aumento na produtividade e qualidade de vida do colaborador.
Owl Labs conduziu uma pesquisa entrevistando 3.028 empregados pelo mundo. Eles identificaram que o aumento da produtividade e foco é a principal razão pela qual os respondentes escolheram o trabalho remoto. A mesma informação é confirmada por outra pesquisa com 2.009 trabalhadores feita pelo State of Workplace Productivity.
Fonte: SurePayroll.com
Segundo pesquisa da SAP, em 2018 o número de Home Officers em todo o mundo correspondia a 32,5% dos profissionais. Em 2019, esse número aumentou para 35%. Quando o assunto é Brasil, a cidade de São Paulo é uma das maiores concentrações de Home Officers.



Como Funciona o Trabalho em Casa?
Home Office não é uma modalidade acessível para todos os profissionais. É mais indicado para algumas profissões que dependem de um computador e uma boa conexão com a internet.
Se você busca por trabalho home office, prepare-se para encontrar algumas características que podem mudar de empresa para empresa:
100% Remoto: não será necessário comparecer na sede ou escritório da empresa mesmo que eventualmente.
Home Office Híbrido: Empresas que oferecem opções remoto e/ou também no escritório.
Vantagens e Desvantagens de Home Office
Veja quais os prós e contras do trabalho home office.
Vantagens
  • Economia: você economiza com transporte e alimentação.
  • Autonomia: você gerencia os seus horários, caso não precise atender cliente.
  • Liberdade: você trabalha como quiser desde que entregue os resultados.
  • Proximidade: além de dinheiro, você economiza tempo que gastaria em trânsito até o escritório.
Desvantagens
  • Distrações: Animais de estimação, visitas, telefonemas sem relação com o trabalho, Netflix podem atrapalhar o andamento das suas atividades, concentração e produtividade.
  • Interatividade: Tem pessoas que precisam estar em um ambiente que permita interação e integração com outros. Avalie se é o seu caso.
  • Carga de trabalho: É comum o funcionário home office acreditar que vai ter tempo de realizar todas as tarefas e por isso não estipula horários de descanso. Aqui vão algumas dicas:

8 Dicas para Trabalhar Home Office
Veja algumas dicas para você que quer trabalhar home office.

1. Invista em um Ambiente Adequado
Procure cômodos da sua casa que sejam aptos para você exercer a sua atividade. Pense na ergonomia e disposição dos móveis, invista também em uma cadeira confortável, evitando que você tenha problemas de postura e de saúde.
Se não existir nenhuma possibilidade na sua própria casa, procure na sua cidade um espaço de coworking. Esses espaços geralmente estão em centros de tecnologia e em shopping centers. Na maioria das vezes essa escolha vale muito a pena. Só se previna quanto às questões atuais de isolamento quanto ao COVID-19.

2. Tenha um Ambiente Sem Distrações
Assim que definir onde será o seu local de trabalho remoto, garanta que ele seja livre de distrações. Isso significa ter um espaço que você possa focar nas suas tarefas sem ser interrompido por familiares ou animais de estimação.
No caso dos parentes, é importante deixar claro que, não é porque você está trabalhando de casa que está à disposição para os afazeres familiares. Você tem suas obrigações como qualquer outro profissional e, por isso, precisa de um espaço dedicado à sua profissão.
Quanto aos pets, deixe os momentos de interação para os seus intervalos. Caso contrário, você pode perder o foco facilmente e ter seu desempenho geral afetado. E, se puder, separe alimentos e água para eles antes de começar a trabalhar, repondo também nos seus intervalos.

3. Trabalhe num Local Silencioso
É muito difícil manter a produtividade e a concentração se o seu ambiente de trabalho não for propício para você manter o foco por longos períodos.
Por isso, garanta que o local seja pouco afetado ou totalmente livre de ruídos, como os barulhos que costumam chegar pelas janelas, como trânsito pesado em rodovias, obras em construção e animais.
E, se morar com outros familiares, peça para que os barulhos sejam amenizados. É bastante provável que as outras pessoas queiram assistir televisão, ouvir música e cozinhar enquanto você trabalha. Da mesma forma, as brincadeiras das crianças também podem atrapalhar.

4. Atenção à Iluminação do Ambiente
É imprescindível ter uma iluminação coerente com as atividades que você precisa executar. Primeiro porque você não deve forçar a sua visão em qualquer situação. Depois, todos os objetos que usa precisam estar bem iluminados para evitar contratempos.
Num primeiro momento, pode ser que a iluminação natural do dia seja suficiente para garantir a iluminação de todo o seu ambiente de trabalho. Tente verificar se você se sente confortável com essa situação e sem dificuldades para enxergar qualquer objeto, tela, caderno de anotações e demais materiais.
No meio da tarde e durante a noite, já se faz necessário usar a energia elétrica para suprir a falta de iluminação natural. O seu posicionamento em relação à fonte de luz deve ser de tal forma que não tenha sombras sobre os seus equipamentos, evitando desgastes na visão e perda de tempo nas tarefas.

5. Tenha uma Conexão de Internet Estável
A web é o motor que move várias profissões atualmente. Inclusive, ela é um dos fatores que permitiu a difusão do Home Office. Por isso, tenha um plano de internet consideravelmente rápida e estável.
Seu plano de internet deve ter uma taxa razoável de velocidade para download e de upload de dados. Basicamente, 10MB e 1MB, respectivamente, já são suficientes para desempenhar suas funções. É claro que, quanto maiores esses números, melhor.

6. Planeje as Tarefas do Dia
Seu dia de trabalho em casa pode ser altamente produtivo e render muito mais se você fizer um planejamento cuidadoso de suas tarefas diárias de trabalho.
Comece simples, com a relação das tarefas mais importantes e complemente com as menos importantes. Faça uma listagem com os compromissos obrigatórios, que precisam ser cumpridos naquele dia, e inclua espaços para coisas secundárias, incluindo imprevistos.
Mas, lembre-se: isso tudo deve ser feito dentro do seu horário de trabalho e de forma saudável, tanto para o seu corpo quanto para a sua mente. Portanto, nada de sacrificar os intervalos de descanso e de continuar trabalhando depois do expediente.

7. Crie uma Rotina de Horários e Mantenha a Organização
Estipule uma rotina de horários e mantenha os papéis e documentos guardados e em ordem. Isso vale também para Home Office. A organização entre o que é horário de trabalho, intervalo, e de documentos e planilhas evita problemas e melhora o seu rendimento.
Atualmente, algumas ferramentas online relacionadas a produtividade, como o Gsuite, facilitam muito o gerenciamento do seu tempo e ajudam a organizar melhor a sua rotina de trabalho. Não deixe de usá-las.

8. Faça Intervalos Periódicos
Como qualquer outra atividade prolongada, é sempre recomendado fazer intervalos regulares durante o seu trabalho de casa. O ideal é que, a cada 1 ou 2 horas de dedicação, você faça uma pausa de 5 a 15 minutos.
Mas o que fazer exatamente nesse intervalo? Simples: pode ser algum tipo de alongamento, esticar as pernas até a cozinha para pegar um café ou um lanche leve ou, ainda, checar as últimas mensagens do celular.
Mas, é claro, não confunda esses momentos de relaxamento com procrastinação. Por isso, fuja de tentações como as redes sociais, os seriados de TV, os games, o WhatsApp e outras distrações do dia a dia que corrompem o seu bem-estar. 



Segmento: Segurança do Trabalho nas Escolas.

Segurança do trabalho em escolas é um tema que merece tanta atenção quanto o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o nível do aprendizado dos alunos ou a formação continuada de seus professores. Se as questões estruturais de uma escola não garantem a segurança do trabalho, todo o restante pode ser em vão.

Entre as questões que circundam o tema segurança do trabalho em escolas estão a compra e a manutenção de equipamentos adequados a todas as tarefas ali realizadas, evitando riscos e doenças ocupacionais.

Mobiliário inadequado e má postura são grandes vilões contra a segurança do trabalho em escolas, causando problemas como lesão por esforço repetitivo (LER), doença osteoarticular relacionada ao trabalho (DORT), lombalgia ocupacional (hérnia de disco) e dores lombares.

Atitudes aparentemente simples como varrer o chão ou segurar panelas podem ser ameaçadoras à saúde de merendeiras e faxineiras, se a vassoura for curta ou a panela for muito pesada, especialmente se a equipe for reduzida.

Segurança do trabalho em escolas: Limpeza e Higiene

As faxineiras das escolas por vezes sofrem consequência do contato com produtos químicos, que se manifestam como dermatites e irritações nas vias aéreas.

Luvas, máscaras e um trabalho de ginástica laboral são medidas fundamentais para prevenir esses problemas silenciosos que, uma vez instaurados, podem incapacitar os profissionais para o trabalho.

A água também constitui um problema ou uma solução. Todo prédio escolar deve ter instalações sanitárias arejadas, adequadas, limpas e que forneçam água potável. E toda proposta pedagógica deveria contemplar educação sanitária e ambiental para funcionários, estudantes e também a suas famílias.

Embora a legislação brasileira e a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmem que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, o Ministério da Educação (MEC) aponta uma gritante desigualdade nos serviços de água e saneamento na América Latina, especialmente nas áreas rurais. Mas para uma boa relação de segurança do trabalho em escolas, a instituição de ensino não deve limitar-se à informação, incorporando medidas de segurança e ampliando áreas de capacitação para uma vida mais saudável. Isso vai além de higiene e saúde na teoria, reforçando bons hábitos e atitudes de todos que frequentam o ambiente escolar.

Segurança do Trabalho em Escolas: Alimentação

Como qualquer estabelecimento que vende ou distribui alimentos, as cantinas escolares estão sujeitas a normas sanitárias, que exigem que o estabelecimento possua um responsável técnico pelo uso de práticas adequadas quanto à manipulação de alimentos, higiene, armazenamento e descarte de lixo. A ausência de qualquer uma dessas preocupações pode levar à interdição da cantina, multas, demissão dos funcionários e indenizações às vítimas de intoxicação.

Segurança do Trabalho em Escolas: Vandalismo

Não raro as escolas convivem com pichações e depredações, tanto externas quanto internas, vindas muitas vezes dos próprios estudantes. Estudos apuram como as razões que levam a esses atos de violência as vulnerabilidades sociais, as discriminações e a falta de perspectiva de trabalho e futuro, aliadas à farta oferta de drogas lícitas e ilícitas no entorno da escola. Isso forma um caldo cultural instável que culmina na violência em sala de aula, nos pátios, nas quadras e nos demais ambientes das escolas.

Outras pesquisas também revelam que intervenções externas e autoritárias apenas agravam o problema. E apontam que seria frutífero, nesse sentido, transformar repressão em expressão, por meio de um diálogo aberto entre estudantes e o Conselho Escolar, entrevistas com autoridades da segurança local, além da transformação de expressões negativas como pichações em manifestações artísticas dos próprios alunos, por exemplo, ao transformar o muro da escola em um mural, motivando a criatividade.

Segurança do trabalho em Escolas: Medidas de Prevenção

Atenção ao Número de Funcionários – O PPP precisa contemplar um número de funcionários adequado ao número de projetos da escola. O principal parâmetro para saber o nível de responsabilidade com que se trata a segurança do trabalho nas escolas é a presença ou ausência de sobrecarga física ou psíquica entre os funcionários.

Saber ouvir e compreender – são os próprios funcionários das escolas que apontarão como têm desempenhado suas funções, assim como as mudanças necessárias para contribuir com a segurança do trabalho em escolas. Por isso, as opiniões deles merecem toda a atenção dos gestores, seja em conversas informais ou em reuniões periódicas.

Avaliação do Ambiente – O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é obrigatório a todas as empresas que possuem funcionários contratados desde 1994. O PPRA visa analisar os mais diversos ambientes de trabalho para detectar situações de risco que podem ocasionar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais e oferecer medidas de prevenção. Os técnicos detectam:

Agentes físicos como temperaturas extremas, radiação ou ruído;
Agentes Biológicos, como fungos, bactérias ou parasitas;
Agentes químicos, como poeiras, vapores ou gases.
Capacitação em Segurança do Trabalho em Escolas – palestras, oficinas e treinamentos com pessoal especializado, entre outras medidas de orientação devem ser adotadas como orientação e conscientização de segurança do trabalho em escolas.

Segurança do Trabalho em Escolas: Conclusão

A educação é um processo vivo e, exatamente por isso, é importante que a segurança do trabalho em escolas seja matéria de contínua discussão, em especial em reuniões do Conselho Deliberativo, que fomenta o diálogo entre profissionais da educação, educandos, pais e responsáveis. Somente o diálogo poderá sobrepujar os principais problemas. Somente garantindo a segurança da comunidade e trabalhando a cidadania é possível garantir a segurança do trabalho em escolas que a ela pertencem, seja pelo engajamento em movimentos sociais de melhorias, seja participando de políticas mais amplas ligadas à legislação.


Segmento: Trabalhista

QUASE TODOS NÃO SABEM DISSO MAS O EMPREGADO PODE DEMITIR O EMPREGADOR.
O poder da demissão pode parecer exclusividade do empregador, mas não é. Em alguns casos, previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o próprio funcionário pode "dispensar" seu patrão. O nome oficial disso é rescisão indireta.
O UOL ouviu dois especialistas para explicar melhor o assunto: o advogado Alan Balaban e a professora da FGV Direito Rio Juliana Bracks. Confira.
Em que casos pode acontecer?
A rescisão indireta é permitida quando a empresa comete uma falta grave ou quebra o contrato de trabalho. Alguns casos são:
atrasar o pagamento de salário ou benefícios;
deixar de recolher o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
não oferecer segurança no ambiente de trabalho;
situações de assédio moral.
Como agir?
Se estiver enfrentando uma dessas situações, o trabalhador deve notificador o patrão por escrito, explicando as razões do pedido de rescisão indireta. A notificação pode ser feita pessoalmente (o funcionário deve pedir uma cópia ou recibo, comprovando que a empresa foi avisada), por telegrama ou até por e-mail.
"O empregado levanta o cartão vermelho para o empregador que cometeu alguma ilegalidade", afirma Balaban.
Não é obrigatório, mas é aconselhável buscar a orientação de um advogado para fazer o pedido corretamente. Uma opção é procurar a Justiça do Trabalho ou o Tribunal Regional do Trabalho, onde há funcionários que ajudam a entrar com a ação.
"Em dez dias [após a notificação], o empregador deverá fazer o pagamento das verbas. Se isso não ocorrer, será preciso entrar com uma ação na Justiça do Trabalho."
E se for para a Justiça?
Como dificilmente o patrão reconhece que cometeu irregularidades, o mais comum é o caso ir parar na Justiça, diz Bracks. Segundo ela, o juiz analisa a gravidade das infrações para definir se o trabalhador tem direito a esse tipo de demissão.
"Vai da sensibilidade de cada juiz. Da mesma maneira que a justa causa do trabalhador tem que ser grave, a indireta também", diz Bracks. Então, se o patrão atrasou o salário apenas uma vez, as chances de o juiz decidir a favor do trabalhador são menores do que se isso acontecer com frequência, por exemplo.
Que provas usar?
Para entrar com o processo, o trabalhador precisará reunir provas. A falta de pagamentos dos direitos trabalhistas pode ser atestada com comprovantes bancários e extratos do FGTS.
Já para os casos de assédio moral, como pedido de metas abusivas, humilhações e constrangimentos, o trabalhador terá que providenciar gravações, e-mails ou mensagens de celular, por exemplo. Também pode apresentar até três testemunhas.
Quanto tempo demora?
Nos casos de acordo entre empresa e funcionário, a ação costuma ser rápida, segundo Bracks.
Porém, se uma das partes decide recorrer da decisão, o trabalhador precisará ter paciência. "Vai, no mínimo, de cinco a seis anos se percorrer todas as instâncias".
Qual a vantagem para o trabalhador?
A vantagem da rescisão indireta é que o trabalhador tem direito a receber os mesmos benefícios que uma pessoa demitida sem justa causa, como:
Saldo de salário;
Aviso prévio;
Férias vencidas e proporcionais;
13º salário;
Direito ao saque do FGTS, acrescido de multa de 40%;
Guia para pedir o seguro-desemprego.
E se perder?
Se o funcionário entrar com a ação e perder, o juiz considera como se o empregado tivesse pedido demissão. Nesse caso, ele receberá os valores da rescisão, mas não terá direito ao seguro-desemprego, saque do FGTS nem multa de 40% sobre o fundo.
São 7 os casos previstos na lei
O empregado poderá pedir a rescisão indireta nas seguintes situações, segundo a CLT, se:
1) Forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato
Quando o patrão exige que o funcionário faça um trabalho físico maior do que sua capacidade ou quando pede para fazer uma tarefa que não está em seu contrato apenas para constrangê-lo.
2) For tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo
Ou seja, quando forem estipuladas metas abusivas e impossíveis de serem alcançadas pelos funcionários.
3) Correr perigo manifesto de mal considerável
Se o empregado correr riscos no ambiente de trabalho ou se o patrão deixar que exerça uma função sem equipamentos de proteção, colocando sua segurança em risco.
4) Não cumprir o empregador as obrigações do contrato
No caso de o patrão atrasar constantemente o pagamento do salário, não pagar benefícios como vale-refeição ou vale-transporte ou não recolher o FGTS, por exemplo.
5) Praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama
Isso acontece se o patrão ofender o funcionário ou sua família, com calúnias e difamações.
6) O empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem
Quando o funcionário é agredido fisicamente pelo patrão --com exceção de casos de legítima defesa.
7) O empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários
Nos casos em que o empregador, para humilhar o funcionário, reduz seus rendimentos.
Em que casos a lei permite faltar ao trabalho?

Existem algumas situações em que o trabalhador pode faltar sem ter desconto no salário, segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Você sabe quais são os casos e a quantos dias o trabalhador tem direito? Faça o teste elaborado pelo UOL, com informações do advogado trabalhista Bruno Totri, e descubra




Segmento: Marketing Pessoal


O PROFISSIONAL ENGENHEIRO DEVE DAR ESPECIAL ATENÇÃO AOS SEUS CONHECIMENTOS TÉCNICOS MAS ACIMA DE TUDO, MODELAR E CONSTRUIR UMA IMAGEM DE SI PRÓPRIO ONDE IMPERE A RESPEITABILIDADE E FAZER COM QUE SUA VISIBILIDADE SEJA A TÔNICA, OU SEJA, O SEU MARKETING PESSOAL DEVE SER ALINHADO COM OS ANSEIOS DA CLIENTELA. CASO CONTRÁRIO, OS CONHECIMENTOS DE NADA ADIANTARÃO NA HORA DE UMA NEGOCIAÇÃO. VAI A DICA ENTÃO: ENTENDA BASTANTE DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING PESSOAL.

UMA GRANDE DICA PARA OS GRADUANDOS EM ENGENHARIA É TER UM CARTÃO DE VISITA COMO ACADÊMICO E TAMBÉM UMA ASSINATURA EM SEU E-MAIL E SE POSSÍVEL COM FOTO. ISSO ACENTUA SOBREMANEIRA O SEU MARKETING PESSOAL E PROMOVE A SUA VISIBILIDADE.




Segmento: Pós-graduação


Caros colegas, hoje em dia a necessidade de se aperfeiçoar e especializar em nível de conhecimento é fundamental para atendimento ao mercado de trabalho. Estou indicando um Programa realizado pela Universidade Cândido Mendes em parceria com o Instituto Prominas para que todos, a um custo extremamente baixo em relação a outras IES (Inst. de Ensino Superior) possam realizar o seu sonho de ser um pós-graduado. São diversos cursos reconhecidos pelo MEC e basta acessar o site (www.ucamprominas.com.br), escolher o curso de sua preferência, fazer a matrícula e dar início aos seus estudos. Não percam tempo e o programa é espetacular. Quando estiverem matriculados, enviem um e-mail para " suporte8@ucamprominas.com.br " informando de minha indicação (citar meu nome: Prof. Eric Ricardo Calhau de Castro) e assim poderei atuar como Tutor legitimamente sem custos adicionais caso haja necessidade. NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE. Meu e-mail é: ericcalhau@gmail.com. Acesse o site e faça a sua inscrição. S


  Segmento: Construção Civil


10 dicas para reduzir os riscos para o trabalhador da construção civil


Recentemente a imprensa divulgou que o Brasil alcançou a 6a posição no ranking mundial do PIB. Isso é uma boa notícia para todos nós brasileiros, pois no geral, significa que teremos mais oportunidades de emprego, ganhos salariais e melhores condições de vida.
É uma prova de que a economia brasileira está em crescimento e se destacando no mundo.
Como a economia brasileira é constituída por diversos setores, na prática alguns desses se destacam mais e outros menos. Um dos setores que se destaca bastante no Brasil é o da construção civil.
Já estamos acostumados a olhar por nossa cidade e ver a quantidade de novos empreendimentos imobiliários que estão em construção. Chama mais atenção ainda a quantidade de mão de obra envolvida em cada uma dessas obras. Ou seja, a construção civil é um setor intensivo em mão de obra.
Com tantos trabalhadores empregados nesse setor acabamos por observar também um número significativo de acidentes de trabalho vindo desse segmento. Por isso, nesse tema de DDS vamos apresentar 10 dicas para reduzir os riscos para o trabalhador da construção civil.
Vamos primeiro tentar propor algumas causas para esse número elevado de acidentes na construção civil:
• Baixa qualificação profissional de boa parte dos trabalhadores;
• Elevada rotatividade de pessoal;
• Maior contato individual dos trabalhadores com os itens da construção civil;
• Realização de atividades sob condições de clima, como ventos ou chuvas fortes;
• Falta de treinamento e procedimentos.
Observamos também que a maior parte dos acidentes é não incapacitante, tendendo a estar concentrado nos membros inferiores e superiores. Podemos classificar esses acidentes entre os tipos abaixo:
• Prensamento de membros, principalmente das mãos;
• Presença de corpos estranhos nos olhos;
• Picada de animais peçonhentos;
• Projeção de materiais sobre partes do corpo;
• Lesões pela utilização de ferramentas portáteis;
• Quedas no mesmo nível ou de mais de um nível.
Logo, considerado o exposto acima, vamos propor 10 dicas que quando executadas pelo trabalhador da construção civil, podem ajudar a reduzir os riscos associados as suas atividades:
1. ao transportar peças de maior comprimento, verifique se a extremidade livre pode machucar algum colega de trabalho;
2. cuidado ao transitar pela obra, olhando sempre por onde anda, especialmente se estiver atravessando valas, buracos, vãos abertos, etc;
3. quando estiver transitanto por passagens estreitas ou corredores apertados, dê passagem ao seu colega, especialmente se ele estiver carregando ferramentas;
4. se você não é eletricista, então não manipule pontos de eletricidade como caixas dijuntoras;
5. evite transitar por baixo ou nas proximidades de cargas em elevação, mantenha-se em uma distância segura de içamentos (deslocamentos verticais de cargas);
6. evite brincadeiras no local de trabalho, mantenha-se concentrado na sua atividade, respeite o nível de risco do seu local de trabalho, deixando a brincadeira para o horário de almoço;
7. use as ferramentas de forma correta pois quando mal utilizadas elas podem se transformar em armas;
8. se for utilizar escadas portáteis, verifique o estado das mesmas, evitando usar escadas em mau estado de conservação;
9. evite pisar em poças de água pois essas podem esconder buracos ou até objetos cortantes;
10. e finalmente, USE OS EPIs apropriados a sua atividade.

Divulgue essas dicas pela sua obra e havendo qualquer dúvida, pergunte ao responsável pela segurança. Compartilhe o que você aprendeu com seus colegas de trabalho.



Segmento: Administração

COACHING
O seu sucesso como Coach (profissional) depende principalmente da expansão dos seus conhecimentos e capacidades, até o nível de excelência!
Entenda que o termo Coachee significa cliente.
A forma mais rápida de conseguir isso é com o apoio de uma Coach Mentora comoito anos experiência na área, reconhecimento e conhecimento do mercado atual. Um processo de Mentor Coaching com uma Master Coach pode ajuda-lo(a) a obter ainda mais confiança, maior capacidade, clareza, direcção e resultados!

O que é Coaching para Coaches?
O Coaching para Coaches (Mentor Coaching) é um recurso essencial para os Coaches que querem melhorar e expandir a sua performance profissional.  É um processo individual e personalizado que oferece apoio ao Coach que trabalha em parceria com a sua Coach Mentora que partilha a sua experiência e estratégias, esclarece dúvidas e fornece orientações para os seus projetos. Esse processo contribui para que o Coach fortaleça a sua prática, sinta-se mais confiante e seguropara enfrentar os desafios profissionais, solidifique as suas bases teóricas e práticas, e acelere os seus retornos.
Como funciona?
É um processo individual e personalizado que considera, o perfil único de cada Coach, os seus objetivos e metas, e os seus conhecimentos e talentos extras. É construído de acordo com as necessidades pessoais do Coach em aprimoramento,dando prioridade à partilha de estratégias e casos de sucesso, que irão somar experiências e potencializar resultados. É feito sob medida! 

Para quem?
Para o Líder Coach que precisa melhorar ainda mais as suas capacidades de liderança e/ou de Coaching para potencializar o desenvolvimento da sua equipa, o Coaching para Coaches é uma ferramenta assertiva e eficaz. Uma pesquisa realizada pela revista Harvard Business Review, revelou que 92% dos líderes que fizeram Coaching disseram que planeiam fazê-lo de novo e todos fornecem uma forte recomendação do Coaching.


Para o Coach formado que quer aprimorar as suas capacidades, maximizar os seus resultados, aumentar a sua confiança e segurança, e ainda ter um profissional reconhecido, ao seu lado, fornecendo dicas, orientação e suporte, o Coaching para Coaches é a opção certa. 

Nós, do ICL- Instituto de Coaching e Linguistica, como formadores e certificadores de Coaches a nível internacional, temos visto a ansiedade, principalmente daqueles que estão a iniciar a sua carreira como  Coach, de poderem contar com o apoio de alguém experiente e confiável  durante esta primeira etapa. 



Alguém com quem possam partilhar ideias e que os possa orientar nos momentos de dúvidas e insegurança, tanto nos casos previstos na teoria como nos casos inesperados.

“E se ainda não deu tempo de praticar tanto...então a quem recorrer? E se mesmo depois de muita prática gostasse de saber sobre os métodos dos melhores Coaches? E conhecer detalhes das sessões em diferentes contextos .. quem devo procurar? As melhores abordagens? Os erros que não devo cometer…?”

O que esperar de um processo de Coaching para Coaches?


·         Receber orientação e dicas para o sucesso da sua prática de Coaching,
·         Maximizar as suas capacidades como Coach,
·         Identificar os seus erros, compreender o que faz bem e o que pode melhorar,
·         Saber como começar a sua carreira como Coach, os primeiros clientes e os, primeiros contratos com empresas,
·         Partilha e brainstorming de soluções para sessões complicadas e/ou clientes difíceis,
·         Dicas de comunicação, a utilização de PNL e outras metodologias durante as sessões de Coaching,
·         Criar a sua estratégia de negócios, gestão de agenda e estrutura da sua carreira como Coach,
·         Aumentar os seus rendimentos e os seus honorários,
·         Saber como desenvolver o seu negócio de Coaching de acordo com os seus talentos e valores,
·         Definir a sua área de atuação e o perfil dos clientes com quem quer trabalhar,
·         Criar uma estrutura que o ajude a alcançar os seus objectivos mais rapidamente,
·         Aprendizagem acelerada e imediatamente aplicável em casos reais,
·         Compreensão mais abrangente do mundo do Coaching (nacional e internacional), bem como, dos pormenores das sessões individuais e em grupo, incluindo todas as vertentes que um processo de Coaching pode ter.


A busca é sempre pela excelência, mas no início fica bem mais fácil poder contar com as dicas e a visão de uma Coach Mentora sobre qual a ferramenta mais adequada para cada situação, e quais combinações são as mais indicadas para o caso de determinado cliente, etc.
No momento atual do nosso mercado, todo profissional responsável, procura aprimoramento constante.. No mundo do Coaching, isso acontece tanto com os recém-formados, como com aqueles que já estão na area há algum tempo. Todos buscam métodos inovadores e melhores abordagens, para garantir o seu próprio crescimento profissional e a apresentação dos melhores projectos aos seus clientes.

O Coaching é um processo de descoberta pessoal e/ou profissional, que para acontecer necessita da presença de dois personagens, o coach (profissional) e o coachee (cliente).

O coaching se utiliza mais da experiência do diálogo socrático, da maiêutica, do que de outros métodos de investigação. Isto significa que seu foco, ou melhor, o foco do coach, é tentar que o coachee vasculhe ao máximo seu mundo interno para a busca de referências ou para a criação de estratégias voltadas às mudanças desejadas.

Cabe ao coachee formular suas próprias respostas a partir dos horizontes que vislumbra nas sessões. Sua construção é constantemente adicionada de informações, vivências e soluções que incorpora nos encontros, nas tarefas e nas reflexões que faz. Ele deve tentar “arrancar” de dentro de si estas respostas.

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Segmento: Saúde e Segurança do Trabalho


ATRIBUIÇÕES DO ESPECIALISTA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Aplicar as Normas Regulamentadoras e a Legislação vigente;
Identificar riscos ocupacionais e propor medidas de segurança;
Identificar a possibilidade de ocorrência de doenças ocupacionais;
Identificar a possibilidade de ocorrência de toxicidade e ter noções básicas de primeiros socorros;
Aplicar os conhecimentos de ergonomia para promover bem estar ao trabalhador;
Propor programas preventivos e de qualidade de vida no trabalho;
Propor programas de incentivo à saúde mental;

Redigir textos técnicos e científicos.




ATRIBUIÇÕES DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

DA PROFISSÃO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO PORTARIA N.º 3.275, DE 21 DE SETEMBRO DE 1989 A MINISTRA DE ESTADO DO TRABALHO.
O Ministério do Trabalho no uso de suas atribuições, considerando o disposto no art. 6º do Decreto 92.530, de 09.04.86, que delega competência ao  Ministério do Trabalho para definir as atividades do Técnico de Segurança do Trabalho, RESOLVE:
Art. 1º - As atividades do Técnico de Segurança do Trabalho são os seguintes:
I – Informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como orientá-lo sobre as medidas de eliminação e neutralização;
II – Informar os trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização;
III – Analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle;

IV – Executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados alcançados, adequando-os as estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em sua planificação, beneficiando o trabalhador;
V – Executar os programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constante atualização dos mesmos e estabelecendo procedimentos a serem seguidos;
VI – Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamento e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, administrativos e prevencionistas, visando evitar acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho;
VII – Executar as normas de segurança referentes a projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxo, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive por terceiros;
VIII – Encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação para conhecimento e auto-desenvolvimento do trabalhador;


IX – indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, recursos audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas, avaliando seu desempenho;
X – cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida;
XI – orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço;

XII – executar as atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho utilizando métodos e técnicas científicas, observando dispositivos legais e institucionais que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes do trabalho e a melhoria das condições do ambiente, para preservar a integridade física e mental dos trabalhadores;
XIII – levantar e estudar os dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calcular a freqüência e a gravidade destes para ajustes das ações prevencionistas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica, que permitam a proteção coletiva e individual;
XIV – articular-se e colaborar com os setores responsáveis pelos recursos humanos,
fornecendo-lhes resultados de levantamentos técnicos de riscos das áreas e atividades para subsidiar a adoção de medidas de prevenção em nível de pessoal;
XV – informar os trabalhadores e o empregador sobre as atividades insalubres, perigosas  e penosas existentes na empresa, seus riscos específicos, bem como as medidas e alternativas de eliminação ou neutralização dos mesmos;
XVI – avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador;
XVII – articular-se e colaborar com os órgãos e entidades ligados à prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho.
XVIII – participar de seminários, treinamentos, congressos e cursos visando o intercâmbio e o aperfeiçoamento profissional.
Art. 2º As dúvidas suscitadas e os casos omissos serão dirimidos pela Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho.





ATRIBUIÇÕES DO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

O Técnico em Administração deve estar apto a elaborar planejamentos tais que possam iniciar e dar continuidade aos serviços prestados em caráter técnico e de pessoal. Planejar carreiras, plano de cargos e salários e performance dos trabalhadores colaboradores são atribuições que o técnico em conjunto com o profissional legalmente habilitado deve estar preparado. Deve também estar habilitado a desenvolver projetos de melhorias de uma empresa levando-se em conta as condições técnicas e na área de recursos humanos no processo de admissão e demissão assim como no processo de administração de conflitos. O Técnico em Administração deve ter uma formação consistente na área de segurança do trabalho e suas implicações com as Normas Regulamentadoras e para com a Consolidação das Leis do Trabalho em sua especificidade e de formal geral. 


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Segmento: Acadêmico



SUGESTÃO DE CURSO 
Sugiro aos meus alunos e ex-alunos, pensarem na possibilidade de investir em um Curso para receber a Certificação Oficial. Abaixo, seguem dados sobre a mesma.
Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ou seja, as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro do seu desejo maior estabelecido dentro do processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.
O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.


MERCADO DE TRABALHO
É POSSÍVEL CRIAR UM EMPREGO?
É possível criar um emprego no lugar onde não existe um cargo? Pessoas descrentes e pessimistas imediatamente responderão “não”, pois, para elas empregos são criados pelas empresas, que, então, passam a oferecê-los aos interessados. Alguém um pouco mais otimista pode levar vantagem, pois com uma visão mais positiva das coisas poderá tomar o caminho inverso e criar um cargo onde não existia nenhum e ocupá-lo a seguir. Qualquer empreendedor de relativo sucesso sabe que diante de uma boa oferta de serviço, pode-se pensar na criação de um cargo, afinal, há uma lei econômica que diz que a oferta cria a demanda e não apenas o contrário.
Para que serve um cargo, para quem o cria? Para resolver um problema transitório ou permanente. Assim, que tal habilitar-se a resolver problemas de quem possa pagar pelos serviços?
Idéias para a criação de um emprego:
- localize amigos e colegas com potencial como empregadores ou indicadores;
- identifique problemas e/ou necessidades dessas pessoas ou de suas organizações;
- verifique se você pode ser a solução de um desses problemas, seja temporariamente ou permanentemente;
- desenvolva uma boa proposta de criação de cargo e avalie o serviço a ser feito, as vantagens de se criar o cargo, etc.
- venda ao potencial empregador ou indicador a idéia de contratar ou indicar você ao cargo.
Um exemplo importante é contatar um profissional super ocupado que perca muito tempo com questões administrativas e que tal mostrar-lhe que contratar um profissional habilitado pode melhorar sua vida, tornando-a mais tranqüila e produtiva. Cabe lembrar que as pessoas compram soluções e quem tem uma boa solução, tem qualidade de vida.


POSTURA SÓCIO-ACADÊMICA
Tenha uma conduta compatível para com a ética e Deontologia, vestindo-se e apresentando-se de forma impecável, atuando com maestria em suas ações e sempre educadamente tratando as pessoas. Isto leva à respeitabilidade junto à sua pessoa.



DICAS DE SEGURANÇA NA INTERNET

1 - Saia usando Logout, Sair ou equivalente
Ao acessar seu webmail, sua conta num site de comércio eletrônico, seu home banking ou qualquer outro serviço que exige que você forneça um nome de usuário e uma senha, clique em um botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador de internet ou entrando em outro endereço. Isso é arriscado porque o site não recebeu a instrução de encerrar seu acesso naquele momento e alguém mal-intencionado pode abrir o navegador de internet e acessar as informações de sua conta, caso esta realmente não tenha sido fechada devidamente.

2 - Crie senhas difíceis de serem descobertas
Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a seqüências que misturam letras e números. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres. O mais importante: não guarde suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro programa. Se necessitar guardar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a seqüência. Mais orientações sobre senhas podem ser encontradas aqui.

3 - Use navegadores diferentes
O Windows está presente na grande maioria dos computadores e, conseqüentemente, o Internet Explorer também. O problema é que existe uma infinidade de pragas digitais (spywares, vírus, etc) que exploram falhas desse navegador. Por isso, use navegadores como o Opera ou o Firefox, pois embora estes também possam ser explorados por pragas, isso ocorre com uma freqüência muito menor neles. Se preferir usar o Internet Explorer, use um navegador alternativo nos sites que você considerar suspeitos (sites que abrem muitas janelas, por exemplo).

4 - Cuidado com downloads
Se você usa programas de compartilhamento de arquivos como KaZaA ou eMule, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo não possui mais de uma extensão (por exemplo, cazuza.mp3.exe), se ele possui um tamanho muito pequeno ou se suas informações parecem suspeitas, pois muitos vírus se passam por arquivos de áudio, vídeo e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.
Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço. Ainda, desconfie de ofertas de programas milagrosos, capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.

5 - Atente-se ao usar MSN, Google Talk, AIM, ICQ, entre outros
Alguns vírus já estão explorando sistemas de mensagens instantâneas, tais como MSN Messenger, AOL Instant Messenger, ICQ, Yahoo! Messenger, entre outros. Essas pragas são capazes de emitir uma mensagem que contém um link para um vírus ou para um programa-espião automaticamente numa conversa. Nessa situação, é natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contato é que a enviou e clica no link com a maior boa vontade: Mesmo durante uma conversa, se receber um link que não estava esperando, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou. 

6 - Cuidado com e-mails falsos
Recebeu um e-mail dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos está ilegal, como mostra a imagem abaixo?
Ou, ainda, a mensagem te oferece prêmios ou cartões virtuais de amor? É provável que se trata de um scam, ou seja, um e-mail falso. Se a mensagem tiver textos com erros ortográficos e gramaticais, fizer ofertas tentadoras ou tem um link diferente do indicado (para verificar o link verdadeiro, basta passar o mouse por cima dele, mas sem clicar), desconfie imediatamente. Na dúvida, entre em contato com a empresa cujo nome foi envolvido no e-mail.

7 - Evite sites de conteúdo duvidoso
Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet, principalmente do Internet Explorer. Por isso, evite navegar em sites pornográficos, hackers ou que tenham qualquer conteúdo duvidoso.

8 - Cuidado com anexos de e-mail
Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, e-mail é a principal forma de disseminação de vírus. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo, principalmente se o e-mail veio de alguém que você não conhece.


9 - Atualize seu antivírus e seu anti-spyware
Muita gente pensa que basta instalar um antivírus e seu computador estará protegido, mas não é bem assim. É necessário atualizá-lo regularmente, do contrário, o antivírus não saberá da existência de vírus novos. Praticamente todos os antivírus disponíveis permitem configurar uma atualização automática. Além disso, use um anti-spyware com freqüência para tirar arquivos e programas maliciosos de seu computador. Uma boa opção é oSpybot. Assim como no antivírus, o anti-spyware também deve ser atualizado para que este conheça as pragas novas.
Em ambos os casos, verifique no manual do software ou no site do desenvolvedor, como realizar as atualizações.

10 - Atualize seu sistema operacional
O Windows é o Sistema Operacional mais usado no mundo e quando uma falha de segurança é descoberta nele, uma série de pragas digitais são desenvolvidas para explorá-la. Por isso, vá em Iniciar / Windows Update e siga as orientações no site que abrir para atualizar seu sistema operacional. Fazer isso uma vez ao mês é suficiente para manter seu sistema operacional atualizado.

11 - Não revele informações importantes sobre você
Em salas de bate-papo, no Orkut ou em qualquer meio em que você esteja lidando com um desconhecido: evite dar detalhes da escola ou da faculdade que você estuda, do lugar onde você trabalha e principalmente de onde você mora. Essas informações podem ser usadas para criminosos te localizarem. De igual forma, não revele seu número de telefone. Golpistas podem usá-lo para fazer ameaças ou alguém mal-intencionado pode te passar trotes.

12 - Cuidado ao fazer cadastros
Muitos sites exigem que você faça cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser uma cilada. Por exemplo, se um site pede o número do seu cartão de crédito sem ao menos ser uma página de vendas, as chances de ser um golpe são grandes. Além disso, suas informações podem ser entregues a empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos por telefone. Ainda, seu e-mail pode ser inserido em listas de SPAMs.
Por isso, antes de se cadastrar em sites, faça uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereço tem registro de alguma atividade ilegal. Essa dica é válida principalmente para sites que cadastram currículos.

Se proteger no "mundo virtual" pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para evitar transtornos maiores. A maioria dos golpes e das "ciladas" pode ser evitada se o usuário estiver atento, por isso é recomendável praticar as dicas mencionadas nesta página. Se quiser ir mais a fundo, o InfoWester possui outras matérias que lidam com segurança.